Projeto Terceirão 2010 - Escola Estadual de Ensino Médio João Bento da Costa - Um blog dinâmico destinado aos alunos da Escola JBC como um complemento educacional - "Você é o tanto quanto sabe, se for sábio é capaz de tudo - Obrigado pela visita!!!! Da direção: 3º Ano 4...



Fot's

I Simulado do JBC - 2010: Um sucesso!

Written on 18:50:00 by Terceirão JBC



O primeiro vestibular simulado da Escola E.F.M.Prof. João Bento da Costa mantida pela Secretaria Estadual de Educação Rondônia foi um sucesso. Com cem questões do tipo ENEM, mais de 420 alunos do Projeto Terceirão desta escola, incluindo todos aqueles matriculados nos turnos da manhã e da tarde, não mediram esforços para em pleno feriado de 21 de abril, se deslocarem até as dependências deste estabelecimento de ensino para participar desta atividade pedagógica. Às oito horas em ponto, foi iniciada a prova que tem também validade para a pontuação do primeiro bimestre. Infelizmente vários alunos chegaram atrasados e não foi permitida a entrada deles para participar do simulado, “como num vestibular de verdade”, informou o diretor da escola, Professor Suamy Lacerda. Os professores do projeto Terceirão se revezaram para fazer a aplicação do teste que transcorreu sem nenhum incidente. Foram cinco horas de prova. Três minutos para cada questão.



Mesmo com os obstáculos e transtornos que acontecem naturalmente num dia de feriado, como atraso e diminuição da oferta de transportes coletivos, por exemplo, a grande totalidade dos alunos compreendeu os esforços da escola para o sucesso de todos, não só no ENEM, mas também na prova do Vestibular da Unir. Com mais de 150 alunos aprovados só no último vestibular da Unir, o Colégio João Bento da Costa vem desenvolvendo atividades complementares no sentido de dar mais oportunidades a todos os alunos que procuraram a instituição para se preparar para a universidade. Este foi um dos motivos por que o Projeto Terceirão desta escola não quis participar da última greve deflagrada pelos professores da rede estadual de ensino. “Não que este movimento não tenha sido justo, mas não podíamos prejudicar os nossos alunos”, declarou o professor José do Nazareno. O professor Tadeu, um dos coordenadores e criadores deste projeto na escola pública, foi mais longe: “precisamos direcionar o nosso foco no aluno, que é o produto final do nosso trabalho”. “Todo o nosso esforço tem como meta principal o sucesso dos estudantes”, finalizou o professor de História.

Somente para este ano letivo de 2010 estão previstos pelo menos mais 04 simulados como este, informou a Direção. E todos deverão ser aplicados em dias de feriado para não prejudicar as atividades docentes da escola. O professor Nazareno brincou: “o Brasil é o país do amanhã, isto é, se amanhã não for feriado”. Todos os alunos e praticamente a comunidade inteira da Escola JBC sabem da responsabilidade que se tem quando se quer atingir uma meta. Por isto a colaboração e o empenho de todos são visíveis. E para este ano letivo de 2010 as metas são ainda mais ambiciosas: “ultrapassar a marca de 150 alunos da escola pública aprovados numa universidade federal”, concluiu o diretor da escola, professor Suamy Lacerda em tom de profecia. “Muito bom que todas as escolas públicas de Porto Velho e também do Brasil procurassem se espelhar no nosso trabalho. Todos ganhariam”, disse o educador. “Os alunos e a sociedade em geral”. Suamy ainda informou que foram 17 mil cópias financiadas pelo PROAFI, recurso destinado para a manutenção de ações escolares.

Para muitos alunos, esta experiência é muito valiosa uma vez que para a maioria é a primeira vez na vida escolar que isto acontece na prática. “O estudo aqui é muito puxado e quem não tiver boa vontade e disposição para estudar, pode desistir antes de vir para o João Bento”, afirmaram alguns alunos antes de iniciar as provas. É um fato a dedicação e o compromisso dos professores do Projeto. “Num dia de feriado como este 21 de abril, eles estão aqui para dar a todos nós o que muitos não tiveram”, afirmavam ainda alguns dos participantes. Era visível a satisfação dos alunos que participaram deste primeiro vestibular simulado. Há, de fato, muita expectativa e esperança para que todas consigam a sua tão sonhada vaga na universidade pública.

If you enjoyed this post Subscribe to our feed

No Comment

Postar um comentário