Projeto Terceirão 2010 - Escola Estadual de Ensino Médio João Bento da Costa - Um blog dinâmico destinado aos alunos da Escola JBC como um complemento educacional - "Você é o tanto quanto sabe, se for sábio é capaz de tudo - Obrigado pela visita!!!! Da direção: 3º Ano 4...



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Forte terremoto atinge o Acre

Written on 14:28:00 by Terceirão JBC




Tremor teve magnitude de 6,5 e ocorreu a 580,5 km de profundidade.

Epicentro localiza-se a 127 km da cidade acreana de Cruzeiro do Sul.

Um forte terremoto de magnitude 6,5 atingiu o Acre nesta segunda-feira (24), segundo o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA.
O tremor correu às 11h18 locais (13h18 de Brasília), a uma profundidade de 580,5 km, de acordo com a agência americana.

O epicentro localizou-se próximo à fronteira com o Peru, e a 127 km a leste-sudeste da cidade de Cruzeiro do Sul.
O técnico em sismologia Jose Roberto Barbosa, Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da Universidade de São Paulo (USP), explicou ao G1 que terremotos são comuns na região. “Ali acontece o encontro das placas de Nazca e da Sul-Americana. São muito comuns terremotos de magnitude elevada, mas de foco muito profundo, como o que aconteceu hoje”, afirma.
De acordo com o técnico, por causa da profundidade do epicentro do tremor, que ocorreu a mais de 580 quilômetros, dificilmente moradores de cidades próximas sentiram o abalo. “Algumas ondas até podem ter sido percebidas em Cruzeiro do Sul e Regente Feijó, mas geralmente elas chegam à superfície bem fracas. Nem sempre o terremoto é sentido, mesmo com essa magnitude”, diz.
Segundo Barbosa, se os abalos acontecessem em uma profundidade menor, certamente seriam sentidos. “Por exemplo, se esse terremoto tivesse acontecido a 200 quilômetros de profundidade, seria notado e assustaria muito as pessoas de cidades próximas.”

O professor Joaquim Ferreira, coordenador do departamento de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), também explica que o tremor foi causado pela movimentação de placas tectônicas. “A placa Nazca está se movimentando e entrando embaixo da placa da América do Sul”, disse ao G1.

O comandante do batalhão dos bombeiros de Cruzeiro do Sul, major Moisés Antônio Silva, disse ao G1 que não houve solicitação de socorro na unidade. "Nós não percebemos nada e já entrei em contato com pessoas que estavam em outros pontos da cidade. Ninguém relatou danos", afirmou.


Segundo o Barbosa, como o tremor principal não foi sentido, as pessoas dificilmente perceberão a ocorrência de abalos secundários, que geralmente possuem magnitudes menores.

Reino Plantae ou Metaphyta

Written on 11:47:00 by Terceirão JBC

As plantas são seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos elas são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos; entretanto, têm uma característica que as distingue desses seres - são autotróficas. Como já vimos, seres autotróficos são aqueles que produzem o próprio alimento pelo processo da fotossíntese.

Utilizando a luz, ou seja, a energia luminosa, as plantas produzem a glicose, matéria orgânica formada a partir da água e do gás carbônico que obtêm do alimento, e liberam o gás oxigênio.
 As plantas, juntamente com outros seres fotossintetizantes, são produtoras de matéria orgânica que nutre a maioria dos seres vivos da Terra, atuando na base das cadeias alimentares. Ao fornecer o gás oxigênio ao ambiente, as plantas também contribuem para a manutenção da vida dos seres que, assim como elas próprias, utilizam esse gás na respiração. As plantas conquistaram quase todos os ambientes da superfície da Terra.

Segundo a hipótese mais aceita, elas evoluíram a partir de ancestrais protistas. Provavelmente, esses ancestrais seriam tipos de algas pertencentes ao grupo dos protistas que se desenvolveram na água. Foram observadas semelhanças entre alguns tipos de clorofila que existem tanto nas algas verdes como nas plantas.

A partir dessas e de outras semelhanças, supõe-se que as algas verdes aquáticas são ancestrais diretas das plantas.


Há cerca de 500 milhões de anos, as plantas iniciaram a ocupação do ambiente terrestre. Este ambiente oferece às plantas vantagens como: maior facilidade na captação da luz, já que ela não chega às grandes profundidades da água, e facilidade da troca de gases, devido à maior concentração de gás carbônico e gás oxigênio na atmosfera. Esses fatores são importantes no processo da respiração e da fotossíntese.


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Aula!!!

Written on 11:05:00 by Terceirão JBC

Segunda Feira 24/05, haverá aula com professores da escola Dom Bosco, não faltem...

Transgênicos

Written on 16:20:00 by Terceirão JBC




Transgênicos são organismos que possuem em seu genoma um ou mais genes provenientes de outra espécie, inseridos por processo natural ou por métodos de engenharia genética. Eles têm sua estrutura geneticamente modificada para obter novas características. Essa alteração, feita em laboratório, pode buscar tanto a melhora nutricional do alimento como tornar uma planta mais resistente a agrotóxicos.



A polêmica que cerca os transgênicos tem fundo econômico, social e ambiental. Seus defensores argumentam que a biotecnologia aumenta a produção de alimentos a ponto de ser uma das alternativas para resolver a fome mundial. Entidades que são contra dizem que não há provas de que os produtos sejam benéficos ou nocivos. Eles defendem que é preciso aprofundar os estudos antes de se permitir o plantio em larga escala.



Entidades como CTNBio (Comissão Nacional de Biossegurança) e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) afirmam que não há casos de morte por contaminação por meio dos transgênicos.



Como a Lei de Biossegurança ainda não foi aprovada pelo Congresso Nacional -passou apenas pelo Senado-, o governo federal vem publicando a cada início de safra MPs (medidas provisórias) que liberam o plantio da soja transgênica e a comercialização do produto. A última medida foi assinada no dia 14 de outubro de 2004 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.



De acordo com a MP, o prazo de venda dessa soja pode ser prorrogado por até sessenta dias mediante aprovação do Executivo. No entanto, a comercialização das sementes dessa safra está proibida durante o ano de 2005. Para garantir o direito de produzir soja transgênica, o agricultor terá de assinar um termo de compromisso.



Prós e contras

CTNBio Embrapa dizem que a produção dos alimentos transgênicos pode provocar redução no uso de agrotóxicos.



Greenpeace afirma que houve aumento do uso de inseticidas nos EUA

Embrapa defende que produção de alimentos transgênicos pode amenizar o problema da fome no país.



Greenpeace diz que produção de transgênicos favorece a agricultura mecanizada, aumenta o desemprego e piora o quadro social do país.



Representante da Embrapa afirma que são gastos US$ 40 bilhões anuais em agrotóxicos no mundo, Greenpeace rebate com a informação de que o consumo sde agrotóxicos cresceu nos EUA, ao contrário das previsões anteriores.



Embrapa diz que há uma melhoria na qualidade do óleo, vitaminas e proteínas das plantas, que seria similar à do produto convencional, mas o Greenpeace questiona se tais melhoramentos genéticos deveriam trazer substâncias novas, em vez de apenas as mesmas informações genéticas do original.



Órgãos de biossegurança têm como ponto de semelhança a incerteza sobre o sobre reações e efeitos sobre a saúde e impacto ambiental.

Biocombustível

Written on 16:16:00 by Terceirão JBC


Biocombustível é qualquer combustível produzido a partir de plantas ou outras biomassas. O álcool etanol, o biodiesel e a biomassa são tipos de biocombustíveis.

Os maiores produtores de biocombustíveis no mundo são União Européia (75%) e EUA (13%).

O biodiesel pode ser produzido com grãos ou sementes e frutos oleaginosos, como soja, mamona, coco, algodão, amendoim e colza (um tipo de repolho ).

O etanol é feito da fermentação dos açúcares de gramíneas e grãos como milho, cana-de-açúcar e sorgo. Os maiores produtores de etanol são EUA, a partir de milho (46%), e Brasil, de cana (42%)

Madeira, resíduos agrícolas e até lixo também podem ser convertidos em biocombustíveis.

Em muitos casos, combustíveis fósseis como o carvão são usados para fornecer energia para as usinas, tornando-os menos sustentáveis. No Brasil, o próprio bagaço da cana é fonte de energia para as usinas, mas combustíveis fósseis entram em outras etapas da produção, como o transporte.

O etanol polui menos que a gasolina. Mas, no Brasil, as queimadas para o corte da cana e as más condições de trabalho em muitas plantações geram preocupações.

Discursiva de Matemática

Written on 19:59:00 by Terceirão JBC

Três números distintos podem estar simultaneamente em progressão aritmética e geométrica? Justifique a sua resposta.




Resposta: Sejam a.a+b e a+2b três numeros em progressão aritmética .para eles estarem também em progressão geométrica precisamos ter: a (a+2b)=(a+b) ao quadrado,ou seja, a ao quadrado + 2ab= a ao quadrado +2ab+b , isto ao quadrado é, b ao quadrado = 0 (zero)

Se os números a,a+b e a+2b são distintos então b diferente de 0(zero)

e eles não podem estar em progressão geométrica.

Questão Discursiva de Química

Written on 19:55:00 by Terceirão JBC


O gás natural, embora também seja um combustível fóssil, é considerado mais limpo do que a gasolina, por permitir uma combustão mais completa e maior eficiência do motor. Assim, um número crescente de táxis rodam na cidade movidos por este combustível. Estes veículos podem ser reconhecidos por terem parte de seu porta-malas ocupado pelo cilindro de aço que contém o gás. Um cilindro destes, com volume de 82 litros, foi carregado em um posto, numa temperatura de 27oC, até uma pressão de 6 atm. Qual a massa de gás natural nele contido, considerando o gás natural formado (em mols) por 50% de metano (CH4) e 50% de etano (C2H6)?



Dado: R = 0,082 atm.L/K



Resposta: Pela lei dos gases, PV= nRT

n = PV/RT = 6 x 82/ 0,082 em mols) é de 4CH , teremos 10 mols de CH4 e, por conseguinte, 10 mols de C2H6. Assim:

Massa de CH4 = 10x16= 160 g

Massa de C2H6 = 10x30= 300 g

Massa total: 160 + 300 = 460 x300 = 20 mols

1 mol do CH4Þ 16g e 1 mol do C2H6 Þ 30g. Como 50% do gás natural (em mols) é de CH4 , teremos 10 mols de CH4 e, por conseguinte, 10 mols de C2H6. Assim:

Massa de CH4 = 10x16= 160 g

Massa de C2H6 = 10x30= 300 g

Massa total: 160 + 300 = 460 g

MEC DEFINE NOVAS REGRAS PARA O SISU

Written on 16:23:00 by Terceirão JBC



O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que seleciona alunos para as Universidades Federais, tendo como base a nota do Enem, ganhou novas regras.



Segundo a Secretária de Educação Superior do Mec, Maria Paula Dallari Bucci, a adesão das Instituições de Ensino Superior deve começar ainda em maio.



Para os alunos que forem usar a nota do Enem 2009, haverá apenas uma rodada de inscrições, entre os dias 10 e 14 de junho e o aluno poderá fazer até duas opções de curso e de Instituição de Ensino Superior.



Na sequência, serão divulgadas 3 chamadas subsequentes; aquele aluno que aparece na primeira chamada, não aparecerá na segunda (caso não tenha efetivado a matrícula - ele será excluído do Sistema).



As matrículas para os alunos aprovados na primeira chamada ocorrerá nos dias 21 e 22 de junho.



Neste mesmo período estarão abertas as inscrições para o Prouni.

Marechal Rondon

Written on 15:16:00 by Terceirão JBC

Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu em Mimoso, no estado do Mato Grosso, no dia 5 de maio de 1865.


Filho de Cândido Mariano da Silva e Claudina de Freitas Evangelista da Silva, perdeu os pais muito cedo e foi criado em Cuiabá pelo tio, de quem herdou e incorporou o sobrenome "Rondon".

Tornou-se professor primário aos 16 anos mas optou pela carreira militar servindo como soldado no 2o Regimento de Artilharia a Cavalo, e ingressando dois anos depois na Escola Militar da Praia Vermelha.

Em 1886 entrou para a Escola Superior de Guerra onde assumiu um papel ativo no movimento pela proclamação da República.

Fez o curso do Estado Maior de 1ª Classe e foi promovido a alferes (atual "aspirante-aoficial").

Graduou-se como bacharel em Matemática e em Ciências Físicas e Naturais e participou dos movimentos abolicionista e republicano por volta de 1890.

Em 1889, Rondon participou da construção das Linhas Telegráficas de Cuiabá, assumindo a chefia do distrito telegráfico de Mato Grosso, e foi nomeado professor de Astronomia e Mecânica da Escola Militar, cargo do qual se afastou em 1892.

Entre 1900 e 1906 dirigiu a construção de mais uma linha telegráfica, entre Cuiabá e Corumbá, alcançando as fronteiras do Paraguai e da Bolívia.

Começou a construir a linha telegráfica de Cuiabá a Santo Antonio do Madeira, em 1907, sua obra mais importante.

A comissão do Marechal foi a primeira a alcançar a região amazônica.

Nesta mesma época estava sendo feita a ferrovia Madeira-Mamoré, que junto com a telegráfica de Rondon ajudaram a ocupar a região do atual estado de Rondônia.

Rondon fez levantamentos cartográficos, topográficos, zoológicos, botânicos, etnográficos e lingüísticos da região percorrida nos trabalhos de construção das linhas telegráficas.

Por sua contribuição ao conhecimento científico, recebeu várias homenagens e muitas condecorações de instituições científicas do Brasil e do exterior.

Foi convidado pelo governo brasileiro para ser o primeiro diretor do Serviço de Proteção aos Índios e Localização dos Trabalhadores Nacionais (SPI), criado em 1910.

Incansável defensor dos povos indígenas do Brasil, ficou famosa a sua frase: "Morrer, se preciso for; matar, nunca.

" Entre 1919 e 1925, foi diretor de Engenharia do Exército e, após sucessivas promoções, chegou a general-de-divisão.

Em 1930, solicitou sua passagem para a reserva do Exército.

Nos anos 40 virou presidente do Conselho Nacional de Proteção aos Índios (CNPI), cargo em que permaneceu por vários anos.

Em 1955, o Congresso Nacional conferiu-lhe a patente de marechal.

E no ano seguinte, o então estado de Guaporé, passou a ser chamado de Rondônia em homenagem ao seu desbravador.

Faleceu no Rio de Janeiro, em 19 de janeiro de 1958, com quase 93 anos.